quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que é Maçonaria?

Nesse Primeiro post buscamos voltar a ideia inicial do blog, que era falar de séries literárias e cinematográficas além das seitas e sociedades secretas. começaremos falando da maçonaria, que até hoje existe entre nós.
A maçonaria
Maçonaria é uma sociedade discreta, e por isso entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
Portanto a maçonaria é uma sociedade fraternal que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
A maçonaria é repleta de segredos que só são revelados para seus membros.
O aprendizado maçom está dividido em trinta e três etapas, cada uma com sua própria câmara. Esses graus vão de Apendiz a Soberano, ou grande inspetor geral, Cada qual com sua respectiva função, como veremos em próximos posts.
O símbolo maçônico que representa os maçons é a Acácia, mas podemos identificar vários outros, como a pirâmide, o Delta e o Malhete.
Mais informações em um próximo post.
Por: K.P. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário